ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: AO018

Oral (Tema Livre)


AO018

DESEMPENHO ESCOLAR DOS DEFICIENTES AUDITIVOS PÓS-ADAPTAÇÃO DO SISTEMA FREQUÊNCIA MODULADA

Autores:
BRITO, M.1, BOSCOLO, C.C.1, FRANZOI, E.B.S.1
1 FACULDADE FÁTIMA - Faculdade Nossa Senhora de Fátima, 2 FACULDADE FÁTIMA - Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O sistema de Frequência Modulada é uma tecnologia assistiva que auxilia o deficiente auditivo usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual e/ou Implante Coclear. O uso desta ferramenta pelo professor auxilia na melhor recepção de fala pelo deficiente auditivo. Objetivo: Analisar o desempenho escolar do aluno deficiente auditivo pré e pós-adaptação do Sistema de Frequência Modulada. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal, quantitativo e qualitativo, de caráter retrospectivo e prospectivo. A amostra foi composta por professores de alunos deficientes auditivos inclusos que receberam o Sistema FM no período de julho de 2013 até dezembro 2014 em um Centro de média complexidade que atende pacientes do SUS situado na cidade de Caxias do Sul - RS. Cada professor recebeu um questionário visando analisar os o desempenho escolar de deficientes auditivos. Resultados: Dos 31 pacientes adaptados com AASI e/ou Implante Coclear participantes do estudo, 12 (39%) não estão utilizando o Sistema FM, 7 (23%) dos professores desses alunos responderam ao questionário da pesquisa, 4 (13%) não se manifestaram, 4 (13%) das crianças não foi possível o contato, 3 (10%) professores rejeitaram participar da pesquisa e 1 (3%) aluno mudou-se de município. Em relação aos benefícios do uso do sistema FM, dos 7 questionários entregues aos professores, 4 (57,1%) relataram aumento da atenção, concentração, melhora na escrita e leitura, cumprimento de tarefas e na interação com a turma, 1 (14,2%) professor não notou diferença e 2 (28,5%) não responderam a questão sobre o desempenho do aluno. Conclusão. Mesmo com um número reduzido de professores participantes da pesquisa, pode-se observar que o Sistema FM propiciou benefícios aos alunos e consequentemente auxilia no desempenho escolar dos deficientes auditivos. Notou-se também que os professores ainda possuem conhecimento restrito sobre o sistema FM, sendo necessário oferecer mais informações e reforçar a importância do uso dessa ferramenta em sala de aula a fim de obter um melhor desempenho acadêmico do aluno. Sugere-se a realização de mais estudos a fim de comprovar a eficácia dessa ferramenta de apoio educacional para os deficientes auditivos.

Palavras-chave:
 Fonoaudiologia, Inclusão Educacional, Prótese Auditiva