ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P097

Poster (Painel)


P097

POTENCIAIS EVOCADOS AUDITIVIOS DE TRONCO ENCEFÁLICO EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE IRATI-PARANÁ

Autores:
MOSELE, P.G.1, FRANÇA, D.M.V.R.2
1 UTP - Universidade Tuiuti do Paraná, 2 UNESPAR - Universidade Estadula do Paraná

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: a aprendizagem e a audição relacionam-se fortemente. Muitas das atividades realizadas na escola utilizam a via auditiva. Portanto, todas as formas de se avaliar o órgão auditivo devem ser pesquisadas em crianças que têm dificuldades na escola. Objetivo: avaliar os Potenciais Evocados Auditivos de crianças com dificuldades de aprendizagem e compará-los com os resultados de crianças sem queixa escolar. Métodos: foram avaliadas 44 crianças, em duas fases. Na primeira fase foram feitas: audiometria tonal limiar, logoaudimometria e imitanciometria. Na fase 2 foi realizada avaliação dos PEATE, em 22 crianças, com dificuldade escolar (grupo pesquisa) e 22 sem dificuldade escolar (grupo controle), com idade entre 6 e 14 anos. Resultados: As crianças estudadas apresentaram audiometria tonal, logoaudiometria e imitanciometria dentro do padrão normal. Na comparação entre os grupos pesquisa e controle, homogênios em idade e gênero, não se observou diferença importante no tempo de latência das ondas I, III e V e intervalos interpicos (p= 0,344 e 0,264). Conclusão: Frente a possibilidade de existência de alterações auditivas centrais em crianças com dificuldades de aprendizagem pode-se sugerir que outros sítios além do tronco encefálico podem estar comprometidos necessitando de avaliações mais específicas do processamento auditivo central.Também pode-se supor que a origem das dificuldades de aprendizagem, do grupo estudado, podem não ter origem em alterações do sistema auditivo periférico ou central.

Palavras-chave:
 PEATE, audição, dificuldade escolar