ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 064

Investigação


064

Adaptação do Software Canadense de treinamento da Escuta no Ruído “LEB” para o Português-Brasileiro.

Autores:
CALARGA, K.S.1, SCHOCHAT, E.1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Sabe-se que os elevados níveis de ruído nas escolas podem levar a dificuldades na audição e compreensão dos conteúdos por crianças em idade escolar, afetando sua aprendizagem. Estudos anteriores demonstraram que a estimulação auditiva pode melhorar as habilidades auditivas, cognitivas e linguísticas e, consequentemente, o desempenho acadêmico das crianças. Uma vez que não se tem conhecimento de uma ferramenta brasileira para o treino da compreensão da fala no ruído, o software canadense “LEB” (Logiciel d’Écoute dans le Bruit – Software de Escuta no Ruído) foi adaptado para o Português Brasileiro (PT-BR). Objetivo: O presente estudo teve por objetivo traduzir e adaptar o software “LEB” para o PT-BR e verificar a eficiência dessa adaptação em escolares brasileiros. Nossa hipótese é que os benefícios trazidos pela aplicação deste software serão demonstrados, tanto nas tarefas relacionadas ao processamento auditivo, quanto generalizados para outras tarefas metalinguísticas. Metodologia: O software é constituído por 13 temas, dos quais cada um é composto por 19 atividades que oferecem uma variedade de tarefas divididas em cinco categorias: (1) discriminação e (2) identificação auditiva de palavras, (3) identificação frases, (4) execução de instruções e (5) compreensão de ordens e histórias. Estes estímulos são apresentados simultaneamente a um ruído (babble noise), sendo que a relação sinal-ruído entre os estímulos verbais e o ruído é alterada conforme o desempenho da criança. Após a tradução e adaptação do software, o mesmo foi administrado numa escola de nível fundamental para validar sua aplicabilidade. Para tal, foram selecionadas 15 crianças (entre 9 a 10 anos de idade), de modo aleatório, independentemente do desempenho acadêmico médio. Estas passaram por sessões de 45 minutos, duas vezes por semana, durante 9 semanas. Para avaliar os benefícios advindos do instrumento, foi aplicado antes e depois do treino o seguinte protocolo: fala comprimida; consciência fonológica, compreensão oral de história, memória (span de dígitos visual) e leitura de pseudopalavras, estes dois últimos foram executados no Software E-Prime, em laptop. Após o período de treino, os sujeitos responderam um questionário de avaliação qualitativa sobre o software, com a finalidade de conhecermos suas opiniões, críticas, dificuldades e aprendizados. Foi utilizada a análise estatística MANOVA com nível de significância de 0,05. Resultados: A eficácia da adaptação foi observada pela facilidade com que os comandos solicitados no jogo foram compreendidos e executados, além das respostas positivas obtidas com o questionário. A medida repetida MANOVA revelou uma diferença multivariada entre os resultados do pré e pós-treino [F (8,7) = 30,27, p <0,001, η2 parcial = 0,97, λ de Wilks = 0:02]. Por meio da análise univariada, foi possível verificar que ocorreram mudanças significantes entre os períodos pré e pós-treinamento em todos os testes avaliados, demonstrando o aprimoramento das habilidades do processamento auditivo e habilidades metalinguísticas. Conclusão: Através dos resultados obtidos, podemos afirmar que a adaptação do software e sua utilização foram eficazes. Ressaltamos a importância desse estudo pois, além de proporcionar a disponibilização de mais uma ferramenta para estimulação auditiva, demonstramos sua eficiência no treinamento e aprimoramento de habilidades auditivas, linguísticas e cognitivas em crianças brasileiras.

Palavras-chave:
 Processamento Auditivo, Treinamento Auditivo, Software