ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P015

Poster (Painel)


P015

O uso do Sistema FM em crianças e adolescentes deficientes auditivos na percepção dos pais.

Autores:
FIALHO, I.M.1, POFFO, C.1, DUARTE, B.1, PAGNOSSIM, D.F.1
1 UNIVALI - Universidade do vale do itajai

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A Portaria ministerial/SUS Nº 1.274, de 25 de junho de 2013, garante o acesso de crianças e adolescentes com deficiência auditiva ao Sistema de FM. A partir de então os Serviços de Atenção a Saúde Auditiva, passaram a adaptá-lo, sendo necessário avaliar os resultados destas adaptações. Objetivo: Verificar o uso do sistema FM a partir da percepção dos pais de crianças/adolescentes deficientes auditivas atendidas em um SASA da região sul do Brasil. Metodologia: Participaram deste estudo os pais/responsáveis de 80 crianças/adolescentes que receberam Sistema FM no SASA em 2013. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário elaborado pelas pesquisadoras, composto por 10 questões fechadas e 4 abertas. O questionário foi respondido pelos pais/responsáveis em reuniões agendadas pelo SASA para acompanhamento. Nos prontuários dos usuários foram coletados dados referentes ao grau de perda auditiva. Resultados: 73,75% dos pais/responsáveis observaram benefício na comunicação; 70% relataram melhora no desempenho escolar; 87,57% relataram que as crianças usam o FM na escola e em outras situações, sendo as mais frequentes além da escola o uso de televisão e computador. A vergonha em usar o FM foi relatada pelos pais/responsáveis com mais frequência nos adolescentes que frequentam o ensino médio (50%). Entre os que apresentaram queixas registrou-se 60,71% de problemas relacionados aos ajustes nos AASI ou no Sistema FM. O uso sistemático do Sistema FM foi registrado com maior frequência nas crianças/adolescentes com perda auditiva de grau moderado e, 50% dos pais/responsáveis não souberam relatar a opinião dos professores sobre o desempenho de seus filhos com o uso do sistema FM em sala de aula, o que pode indicar falta de contato entre ambos. Conclusão: O Sistema FM tem trazido benefícios à vida dos usuários pesquisados, trazendo melhoras na comunicação e educação. Salienta-se a importância do envolvimento entre escola, família e fonoaudiologia para que se faça um melhor aproveitamento no uso do equipamento recebido.

Palavras-chave:
 auxiliares de audição, criança, perda auditiva