ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P083

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P083

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA PARCIAL OU TOTAL DE VISÃO.

Autores:
CASTRO, M.P.1, COSTA, T.I.R.1
1 UNIFRAN - Universidade de Franca

Resumo:
Resumo Simples

A audição é um dos principais canais de fonte de informação para que indivíduos com deficiência visual construam o seu conhecimento do mundo e estruturem o respectivo processo de aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho em habilidades de consciência fonológica de indivíduos com deficiência visual. Pesquisa com aceite nº 34209 114.90000 5495, pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Inicialmente, foram selecionados 25 indivíduos com deficiência visual, porém, devido aos critérios de exclusão, participaram seis indivíduos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 08 a 29 anos, sem alterações auditivas, neuropsicomotoras, cognitivas e psiquiátricas. Inicialmente, todos os indivíduos realizaram avaliação audiológica básica (inspecção dos condutos auditivos externos; pesquisa dos limiares auditivos tonais; imitanciometria e pesquisa do reflexo acústico) para confirmar ausência de alterações auditivas. Para avaliar as habilidades de Consciência Fonológica, foi replicado o Protocolo de Teste de Habilidades de Consciência Fonológica, no qual são investigadas as seguintes habilidades: Análise, Síntese, Manipulação, Transposição, Silábica e Fonêmica. Os resultados foram comparados com os valores de normalidade, realizadas por meio da estatística t de Student com nível de significância = 0,05, demonstraram que indivíduos de menor faixa etária apresentam pior desempenho que os indivíduos com maior faixa etária. Também observou-se que as médias percentuais de acertos da amostra, em todas as habilidades avaliadas apresentam diferença significante quando comparadas com a média de acertos referida como padrão de normalidade (80%). A partir dos resultados encontrados, conclui-se que a função auditiva é fundamental para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de indivíduos com deficiência visual.

Palavras-chave:
 audição, cegueira, aprendizagem, educação