ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P039

Poster (Painel)


P039

OCORRÊNCIA DE TONTURA EM CRIANÇAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO DISTRITO CABULA-BEIRU

Autores:
SANTOS, J.B.1, SANTOS, A.N.1, BRAITE, N.1, SOUSA, M.G.C.1
1 UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Apesar das vestibulopatias na infância não serem tão raras como se imagina, há grande dificuldade no seu diagnóstico. Muitas vezes, a criança não sabe referir com certeza o que sente ou julga que sinais e sintomas característicos de problemas vestibulares, como a tontura, são normais. A sintomatologia encontrada nas crianças é, muitas vezes, bastante diversificada daquela encontrada em adultos. As queixas mais frequentes relatadas por elas são tontura em situações de levantar da cama ao acordar, quando em veículo em movimento, sobretudo, quando em brincadeira de girar. As vestibulopatias em crianças, na maior parte dos casos, são decorrentes de alterações funcionais relativos à imaturidade do sistema vestibular, sistema este, encarregado pela manutenção do equilíbrio juntamente com a visão, sistema proprioceptivo e cerebelo. Importante se faz destacar a relação entre as alterações vestibulares e as dificuldades escolares encontradas nas crianças, pois a interação das crianças com o meio onde estão inseridas, fator primordial para o desenvolvimento da linguagem, pode estar sendo prejudicado devido à alterações no sistema vestibular. Objetivo: Quantificar o número de estudantes com relato de tontura. Método: Trata-se de um estudo de corte transversal de caráter quantitativo. O estudo foi realizado numa Clínica Escola de Fonoaudiologia da cidade do Salvador/BA e teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, da mesma instituição, por meio do parecer de número 179.799/13. Foram visitadas até o momento 10 escolas do Distrito Cabula-Beiru e questionado em cada sala de aula, nos dois turnos de funcionamento, quais crianças sentiam tontura em seu dia a dia. Tais crianças se encontravam na faixa etária de 7 a 12 anos. Na ocasião foi esclarecido, aos alunos e professores, acerca do sintoma e informado, por meio de um folheto explicativo, as repercussões da tontura no aprendizado escolar. Resultados: Das oito escolas visitadas, 59 crianças fizeram referência ao sintoma tontura de um total de 180 estudantes. O sintoma foi relatado de diferentes formas: cabeça pesada, dor de cabeça, enjoo, cabeça rodando, visão escura e desequilíbrio. Conclusão: O presente estudo proporcionou conhecimento do quantitativo de crianças que relataram apresentar o sintoma tontura, além de ter levado informações acerca deste sintoma e suas repercussões no aprendizado escolar, tanto para as crianças quanto para os professores.

Palavras-chave:
 Tontura, Crianças, Escolas