ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P154

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P154

ANÁLISE DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRECOCE PARA FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Autores:
BRAZOROTTO, J.S.1, LIMA, M.C.O.1, SOUZA, A.S.1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: De acordo com as diretrizes estabelecidas pela American Speech-Language-Hearing Association (ASHA, 2008) e pelo Joint Committee on Infant Hearing (JCIH, 2007; 2013), todo bebê ou criança pequena (0 aos 3 anos) tem o direito à intervenção precoce e apropriada, independentemente do grau de sua perda auditiva. Ao compreender que a família é o ponto chave para o sucesso da (re)habilitação da criança com deficiência auditiva, estudos de análise da eficácia e efetividade de programas de intervenção precoce são fundamentais e contribuirão para a adoção de práticas baseadas em evidências científicas nos serviços de (re) habilitação. Objetivo: avaliar a efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva, na faixa etária de 0 a 3 anos. Metodologia: Pesquisa de intervenção, com delineamento longitudinal, por meio de estudo de casos, com análises quantitativa e qualitativa. Foram realizadas 20 sessões de intervenção, sendo que destas, 19 ocorreram em situação de grupo e 1 de forma personalizada, com cada mãe. Foram utilizados materiais e estratégias adaptados de consagrados programas de intervenção com famílias de crianças com deficiência auditiva. O período de intervenção total foi de 8 meses, com avaliações a partir de instrumentos adaptados para o Português Brasileiro, nos momentos pré-intervenção, após 4 meses e após 8 meses de intervenção. Resultados: Observou-se que as mães passaram a ter menor necessidade de informações, especialmente quanto à informações gerais, audição e perda auditiva e comunicação, tópicos mais abordados nas sessões de aconselhamento em grupo. Notou-se também, considerável mudança nas interações comunicativas das mães com seus filhos, em especial, após 8 meses de intervenção. A partir das análises qualitativas das sessões e do grupo focal, verificou-se, nos resultados de cada sessão e na fala das mães, a efetividade da proposta de intervenção realizada. Conclusão: Constatou-se a efetividade do programa de intervenção precoce para famílias de crianças com deficiência auditiva.

Palavras-chave:
 famílias, deficiência auditiva, intervenção