ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 251-1

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251-1

CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ESCOLA: PERFIL DE SAÚDE COM ENFOQUE NA SAÚDE AUDITIVA DO ADOLESCENTE

Autores:
LOPES, F.C.1,2,3
1 UTP - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANA, 2 UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA, 3 UNIBRASIL - CENTRO UNIVERSITARIO AUTONOMO DO BRASIL

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A escola é um espaço privilegiado para ações de saúde voltadas aos adolescentes, porque agrega grande parte dos jovens da comunidade sendo um espaço de socialização, formação e informação. A consulta de enfermagem no ambiente escolar pode ser uma estratégia, para captação de jovens, para avaliação de sua saúde com vistas à programação de ações de promoção da saúde individual e coletiva, inserindo-se nas propostas do Programa Nacional de Saúde Escolar. Objetivo: Desenvolver e avaliar a consulta de enfermagem no ambiente escolar, como estratégia para avaliação clínica, psicossocial e da saúde auditiva de adolescentes. Método: Estudo de intervenção, exploratório, quantitativo e descritivo. Foram realizadas consulta de enfermagem com 63 adolescentes em uma escola pública do município de Curitiba. Elaborou-se um protocolo de avaliação da saúde com a definição de diagnósticos de enfermagem, procedeu-se a análise do perfil psicossocial e clínico, com enfoque na saúde auditiva dos adolescentes escolares. Resultados: O perfil dos adolescentes que participaram da consulta de enfermagem era 68% do sexo feminino, a média de idade era de 16,5 anos, e renda familiar de 4 salários-mínimos. Dentre os aspectos do desenvolvimento psicossocial, a análise do desempenho escolar, apontou alto índice de reprovação (62%) e problemas de aprendizado em uma ou mais disciplinas (78%). Os aspectos clínicos, que mais se destacaram foram: 39,7% dos adolescentes estavam acima do peso (sobrepeso, obesidade grau I e obesidade grau II). A hipertensão arterial (grau 1 ou 2) foi identificada em 27% dos adolescentes. Relativo aos hábitos auditivos, a maioria apresentava hábitos inadequados e riscos para perda auditiva, sendo que 57% escutavam música em volume alto com fone de ouvido de inserção. Os diagnósticos de enfermagem (DE) mais frequentes foram: capacidade sensorial perceptiva (auditiva) alterada (88,8%), processamento de informação limitado (77,8%), relacionado às dificuldades de aprendizado, estilo de vida sedentário (60,3%) seguido de sobrepeso (39,7%) e pressão arterial alterada (27%). Os adolescentes referiram estarem muito satisfeitos com a Consulta de Enfermagem e que essa satisfação se devia a maneira com que foram atendidos pela enfermeira e por saber mais sobre sua saúde, sendo este um indicador da adequação da intervenção realizada na escola. Conclusões: A consulta de enfermagem, realizada no ambiente da escola, permitiu maior acesso aos adolescentes e uma ampla avaliação da saúde destes jovens, identificando problemas de saúde, incluindo os de saúde auditiva que poderiam ser prevenidos com ações de promoção da saúde individual e coletivas. A consulta de enfermagem permite a identificação precoce e tratamento de problemas dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de adultos saudáveis, com qualidade de vida.

Palavras-chave:
 Saúde Escolar, Saúde do Adolescente,, Audição, Perda Auditiva Provocada por Ruído, Cuidado de Enfermagem