ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P162

Poster (Painel)


P162

Influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento das crianças e adolescentes usuários de implante coclear

Autores:
CAMPOS, P.D.1, JACOB, R.T.S.2, VENTURA, L.M.P.3, SILVA, L.T.N.3, MORET, A.L.M.2,3
1 FOB/USP/CAMPUS BAURU - Pós-Graduação Fonoaudiologia Faculdade Odontologia de Bauru, 2 FOB/USP/CAMPUS BAURU - Depto. Fonoaudiologia Faculdade de Odontologia de Bauru, 3 HRAC/USP/CAMPUS BAUR - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofacias

Resumo:
Resumo Simples

INTRODUÇÃO: A audição está diretamente relacionada à comunicação e à interação do indivíduo com o ambiente e seus pares. O sentido da audição torna possível o acesso aos sons da fala, possibilitando aprender, atribuir significados e consequentemente adquirir a linguagem oral. O diagnóstico e a intervenção precoce na deficiência auditiva (DA) são fatores que contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e das habilidades auditivas normais ou próximas da normalidade. A partir do diagnóstico é indicada a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou o implante coclear (IC). Há escassez de estudos que avaliam a percepção auditiva da fala, a linguagem oral e o desempenho acadêmico em conjunto e que permitam a caracterização dos usuários de implante em idade escolar. A literatura enfatiza a necessidade de estudos com pacientes implantados nos primeiros anos de vida para melhor desempenho e uso das habilidades adquiridas. Sabe-se que diversos fatores influenciam no desenvolvimento infantil, para as crianças que receberam o IC não é diferente. OBJETIVO: Avaliar a correlação e a influência dos dados sociodemográficos no desempenho de percepção auditiva da fala, linguagem oral e desempenho acadêmico de 17 crianças e adolescentes usuários de IC por mais de sete anos, inseridos escola regular. Dados obtidos por meio de análise de prontuário: classificação socioeconômica, escolaridade dos pais, gênero, tempo de uso do IC, uso de AASI ou IC na orelha contralateral ao primeiro IC, uso efetivo do sistema de Frequência Modulada (FM) e escola pública ou privada. O desempenho nas habilidades de percepção auditiva da fala, linguagem oral e desempenho acadêmico foi obtido com aplicação de testes padronizados para avaliação das habilidades referidas. RESULTADOS: Na análise estatística o tempo de uso do IC e o gênero do participante não apresentaram correlação com nenhuma variável. Houve correlação negativa entre a idade na cirurgia com a memória de trabalho fonológica palavras e dígitos, o ditado e o vocabulário receptivo; e a classificação socioeconômica apresentou correlação positiva com a consciência fonológica, a compreensão verbal e as notas de português. Observou-se diferença estatisticamente significante entre os participantes de escola pública e privada na memória de trabalho fonológica para não palavras (p=0,018), no número de palavras lidas por minuto na leitura oral (p=0,002) e silenciosa (p=0,029) e nas notas de português (p=0,003). O uso do AASI/IC contralateral (média=-2,43) e o não uso (média=6,03) teve diferença estatisticamente significante (p=0,01), assim como o uso do sistema FM na memória de trabalho fonológica para dígitos (p=0,049). Ao dividir os participantes de acordo com a idade na cirurgia (um grupo até os 24 meses e o outro entre 25 e 36 meses), houve diferença apenas na memória de trabalho fonológica para não palavras. CONCLUSÃO: Há influência dos fatores sociodemográficos no desenvolvimento da criança e adolescente usuário de implante coclear e quanto menor a idade na cirurgia melhor é o desempenho em habilidades da linguagem oral e do desempenho acadêmico.

Palavras-chave:
 Implantes Cocleares, Aprendizagem, Avaliação educacional, Linguagem, Percepção da fala