ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 270-1

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270-1

Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear

Autores:
ANTONIO, F.L.1
1 FOB / USP - Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Pau

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Os programas de implante coclear têm recebido crianças com diagnóstico de deficiência auditiva sensorioneural ou com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva ambos de grau severo e/ou profundo, que não se beneficiam com os aparelhos de amplificação sonora individuais, em idade precoce. Essas crianças são candidatas a realizar a cirurgia de implante coclear ainda nos primeiros anos de vida, período considerado sensível para a plasticidade neuronal. Nesta perspectiva, é um desafio para os profissionais da área determinar precocemente quais crianças podem obter os maiores benefícios com o implante coclear, pois devido a pouca idade, são muito sutis as respostas apresentadas e o comportamento comunicativo ainda incipiente. Objetivo: Investigar a correlação entre os comportamentos de comunicação pré-linguística em crianças candidatas à cirurgia de implante coclear e a aquisição da linguagem falada subsequente ao uso do dispositivo. Métodos: Participaram 11 crianças com deficiência auditiva sensorioneural severo e/ou profundo bilateral pré-lingual e duas crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva bilateral de grau severo e/ou profundo. O estudo de caráter longitudinal prospectivo avaliou os participantes da pesquisa em quatro tempos distintos, sendo o primeiro tempo no momento pré-cirúrgico e os demais tempos após a ativação do implante coclear, ao longo do primeiro ano de uso do dispositivo. Os dados foram coletados em entrevistas com os pais dos participantes da pesquisa, análise dos registros dos prontuários e avaliação da comunicação pré-linguística e de linguagem falada de cada criança. Foram utilizados os instrumentos: Denver Developmental Screening Test II – DDST II, MacArthur - Bates Communicative Development Inventory (CDI) – Parte II Ações e Gestos, Escala de Compreensão e Expressão Reynell Developmental Language Scales – RDLS e a Escala de avaliação de desenvolvimento familiar. Resultados: Os instrumentos utilizados para avaliar as habilidades comunicativas e de linguagem falada guardaram correlação positiva entre eles. O grupo estudado apresentou evolução no comportamento pré-linguístico e na aquisição da linguagem falada ao longo do uso do implante coclear. Houve correlação positiva entre a comunicação pré-linguística e a aquisição da linguagem falada das crianças participantes do estudo. Conclusão: Os comportamentos pré-linguísticos da criança candidata ao implante coclear oferecem importantes informações preditivas para o desenvolvimento da linguagem falada subsequente ao uso do dispositivo sensorial. O grupo estudado apresentou progressos quanto às habilidades de linguagem e as evoluções foram distintas para cada criança no primeiro ano de uso do implante coclear.

Palavras-chave:
 Desenvolvimento da linguagem, Desenvolvimento infantil, Implante coclear