ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P090

Poster (Painel)


P090

Avaliação comportamental do processamento auditivo em escolares com queixas de dificuldades de aprendizagem

Autores:
CAVADAS, M1, SANTOS, L.G.1, SILVA, M.S.G.1, MOUSINHO, R1
1 UFRJ - Univerersidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Simples

INTRODUÇÃO: O processamento auditivo é descrito como as operações que o sistema auditivo é capaz de realizar como a detecção, o reconhecimento, a associação e interpretação dos diversos estímulos sonoros que recebemos do meio externo para que mais tarde essas informações sejam programadas e processadas para a formação de uma resposta. O transtorno no processamento auditivo (TPA) está comumente relacionado às dificuldades de aprendizagem. OBJETIVO: Verificar se houve correlação entre os testes comportamentais de avaliação do processamento auditivo e as variáveis idade, sexo e queixas relatadas pelos responsáveis dos pacientes na anamnese. METODOLOGIA: Foi realizada uma coleta de dados dos prontuários do Projeto ELO - Escrita, Leitura e Oralidade. Dos prontuários foram selecionados apenas os indivíduos que realizaram os mesmos testes de processamento auditivo e que nos prontuários continham todas as informações completas. Desta forma, o grupo de pesquisa foi composto por 28 prontuários, de 17 indivíduos do gênero masculino e 11 do gênero feminino, com média de idade de 9,93 e desvio padrão de 2,054. RESULTADOS: Os resultados obtidos indicam uma correlação entre a idade e os testes de localização sonora, o teste de memória sequencial não verbal e o de fala com ruído na orelha esquerda. Não foram observadas correlações entre os testes dióticos e monótico fala com ruído e as demais variáveis apresentadas: sexo e queixas. Nos testes dicóticos não houve correlação com nenhuma variável. CONCLUSÃO: O estudo apresentou correlações entre os testes dicóticos de localização sonora e de memória sequencial não verbal e teste monótico fala com ruído na orelha esquerda com a variável idade. As demais variáveis sexo e queixas não obtiveram relações com os testes comportamentais do processamento auditivo.

Palavras-chave:
 percepção auditiva, dificuldade de aprendizagem, dislexia, escolares, TDAH