SESSÃO DE PÔSTERES


ADOLESCENTES COM IMPLANTE COCLEAR E SEUS PAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS ESTILOS PARENTAIS
Autor(es): TOSHIOKA, A. M; Abramides, D.V.M.; PRADO, M.C.R.; YAMADA, M. O.


ADOLESCENTES COM IMPLANTE COCLEAR E SEUS PAIS: CARACTERIZAÇÃO DOS ESTILOS PARENTAIS



Introdução: Estilo parental refere-se ao conjunto de estratégias educativas utilizadas pelos pais com a função de nortear os comportamentos de seus filhos. Estas práticas podem ser positivas ou negativas e é uma variável importante para o desenvolvimento de comportamentos pró-sociais e antissociais. Estudos apontam que a deficiência auditiva pode causar impacto emocional e interferir nas práticas parentais, no entanto, poucos estudos abordam as perspectivas do adolescente com implante coclear e de seus pais. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os estilos e práticas parentais de pais de adolescentes usuários de implante coclear (IC) na perspectiva dos pais e dos adolescentes. Metodologia: CAAE: 84993318.1.0000.5441. A pesquisa foi realizada em um centro de referência o qual os adolescentes participantes fazem acompanhamento. Participaram da pesquisa 19 adolescentes, 19 mães e 1 pai. Os adolescentes apresentavam idades entre 12 anos e 5 meses à 17 anos e 9 meses, todos com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau severo a profundo e/ou profundo, usuários de implante coclear (IC) com tempo de uso do IC variando de 3 meses a 15 anos e 11 meses. Os pais participantes tinham idade variando de 31 a 60 anos, sendo que todos os adolescentes vieram acompanhados de suas mães, mas apenas um estava também com o pai. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o Inventario de Estilos Parentais (IEP), que avalia o estilo parental utilizado pelos pais na educação dos filhos. A análise dos dados foi realizada por meio de análise estatística descritiva e estatística comparativa dos estilos parentais e das percepções dos filhos/mães e percepções dos filhos maternas/ paternas. Os resultados demonstram que mais da metade das mães se avaliaram com estilo parental positivo, o que se diferenciou da percepção dos filhos que avaliaram suas mães com menor índice de estilo parental do que as mesmas, também perceberam o índice de estilo parental paterno não tão diferente do materno. No entanto, ao analisar as práticas positivas separadamente das negativas, notou-se que as mães percebem mais práticas positivas do que os filhos. Ainda na percepção dos adolescentes, comparando-se as práticas maternas e paternas, as mães desempenham mais práticas positivas do que os pais, enquanto que as práticas negativas mostraram resultados iguais para ambos os pais. Ressalta-se ao longo da pesquisa que dentre as mães e pais que apresentavam mais práticas parentais positivas, a monitoria positiva se destacou, por outro lado, a monitoria negativa também estava presente tanto nas com estilo positivo, quanto negativo. Conclusão: Neste sentido o estudo mostrou a importância de orientações e observações das relações dos pais/filhos, tanto daqueles com estilo positivo, quanto os com estilo negativo. Aponta-se que possíveis ações preventivas de apoio a essas famílias referentes à utilização de práticas e estilos parentais mais positivos na educação dos filhos são necessárias, considerando que quando positivo constituem-se em um importante fator protetivo para o desenvolvimento do adolescente com implante coclear.


Dados de publicação
Página(s) : p.5024
ISSN 1983-179X
http://www.audiologiabrasil.org.br/eia/anais-34eia/trabalhos_select.php?id_artigo=5024&tt=SESSÃO DE PÔSTERES