Voltar

Press Release

Press Release

Academia Brasileira de Audiologia oficializa parceria com entidade americana para promover saúde auditiva entre crianças e jovens brasileiros

A Academia Brasileira de Audiologia (ABA) oficializou no 30º Encontro Internacional de Audiologia (EIA), que aconteceu em Bauru de 08 a 11 de abril, sua parceria com o Dangerous Decibels®, uma organização americana dedicada a prevenir perdas auditivas e zumbido causados por exposição a sons intensos. O principal objetivo da ABA é facilitar a implantação do Dangerous Decibels-Brasil, versão brasileira do programa, em todo o território nacional, afim de promover a saúde auditiva de crianças e adolescentes.

A ação é um passo importantíssimo na tentativa de frear o aparecimento de perdas auditivas e zumbidos relacionadas à exposição a sons intensos entre crianças e adolescentes. Não há estudos epidemiológicos brasileiros sobre o assunto, mas estudos ao redor do mundo apontam que cerca de 12,5% das crianças e adolescentes apresenta um rebaixamento auditivo característico da exposição a sons intensos em pelo menos uma das orelhas. A perda auditiva provocada por exposição a sons intensos é irreversível, mas pode ser prevenida.

Uma mesa redonda do 30º EIA apresentou atividades baseadas no Dangerous Decibels que já são desenvolvidas em cidades brasileiras e oficializou o lançamento do portal Dangerous Decibels-Brasil.

Sobre a ABA

A Academia Brasileira de Audiologia (ABA) é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2001, cujas atribuições são promover a cooperação com associações e entidades congêneres e criar meios para a difusão de estudos científicos na área de Audiologia, entre outras.

http://www.audiologiabrasil.org.br

Telefone: (11) 32538711
e-mail: aba@audiologiabrasil.org.br 

Sobre o Dangerous Decibels-Brasil

O Dangerous Decibels® é um programa de promoção de saúde auditiva voltado a crianças e adolescentes que tem como principal objetivo prevenir perdas auditivas e zumbido provocadas por exposição a sons intensos. O programa usa estratégias educativas divertidas para informar a criança e o adolescente sobre os efeitos dos sons intensos na audição e, assim promover a saúde auditiva. No Brasil, as atividades do DD já ocorrem em três cidades, Belo Horizonte (MG), Campinas, (SP) e São Paulo (SP). 

http://www.audiologiabrasil.org.br/ddbrasil

Adriana Lacerda: representante do Dangerous Decibels-Brasil e professora na Universidade de Tuiuti do Paraná. Telefone: (41)33317848, e-mail: adriana.lacerda@utp.br 

Outros contatos

Abaixo estão elencados os nomes, contatos e temas abordados pelas profissionais convidadas a participar da mesa redonda Dangerous Decibels-Brasil (em ordem alfabética).

Carla Neves (Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais)

Expôs um estudo no qual estudantes do ensino fundamental II tinham aulas semanais ou quinzenais de conservação auditivas durante todo o ano letivo, com atividades inspiradas no Dangerous Decibels. Também apresentou um projeto de lei municipal apresentado pelo deputado federal e então vereador Marcelo Aro (PHS) que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Belo Horizonte. O projeto propõe a implantação de um programa educativo em saúde auditiva obrigatório para alunos de escolas públicas e particulares da cidade.

E-mail: cbahillo@fiemg.com.br

Cilmara Levy (Santa Casa de São Paulo)

Apresentou a Caminhada do Silêncio, campanha que pretende a conscientização de usuários de tocadores de mp3 em parques sobre como ouvir música sem prejudicar a audição usando sua versão da Jolene. A caminhada acontece sempre no último domingo de setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (26/09), pois também visa integrar a comunidade surda às pessoas ouvintes. 

E-mail: cilmaralevy@uol.com.br

Keila Knobel (Universidade de Campinas)

Explicou que as adaptações feitas para que o programa fosse adaptado para a realidade brasileira partiu de estudos sobre os conhecimentos, atitudes, preferências e comportamentos de crianças e adolescentes brasileiros a respeito de exposição a sons intensos das adaptações, além de apresentar dados que validam a versão brasileira do Dangerous Decibels-Brasil e uma proposta de adaptação acessível do programa para adolescentes com deficiência visual.

E-mail: keila.knobel@gmail.com

Teresa Momensohn-Santos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Mostrou vários usos de uma manequim que leva um medidor sonoro adaptado, um dos instrumentos do Dangerous Decibels. O nome original desse dispositivo é Jolene, e um manual para sua construção em breve estará disponível em português no site do programa. 

E-mail: teresa@ieaa.com.br

Thais Morata (National Institute of Occupational Safety and Health – NIOSH)

Apresentou a origem e a missão do Dangerous Decibels e seus diversos usos com crianças e com trabalhadores em diversos países.

E-mail: tcm2@cdc.gov

Wanderleia Blasca (Universidade de São Paulo em Bauru) apresentou o Projeto Jovem Doutor, que capacita jovens a disseminarem conhecimentos da área da saúde em suas comunidades. Também mostrou o projeto Homem Virtual e seu potencial de aproveitamento em programas educativos de saúde auditiva.

E-mail: wblasca@fob.usp.br