ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P118

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P118

POTENCIAL DE MÉDIA LATÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES BRASILEIROS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
CASTRO, A.R.R.1, BARRETO, S.R.1, MANCINI, P.C.1, RESENDE, L.M.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Resumo Simples

INTRODUÇÃO: os Potenciais Evocados Auditivos de Média Latência (PEAML) são descritos como uma série de ondas positivas (Po,Pa,Pb) e negativas (Na,Nb,Nc) observadas 10-80ms após estímulo auditivo, refletindo a resposta das vias talâmicas e auditivas primárias ao som. Por influência da maturação do sistema nervoso auditivo central, a pesquisa do PEAML em crianças e adolescentes requer critérios bem definidos de aquisição e interpretação das repostas. OBJETIVO: realizar revisão integrativa da produção científica nos últimos dez anos sobre a realização do PEAML em crianças e adolescentes brasileiros; contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na temática. MÉTODOS: trata-se de revisão integrativa da literatura a partir da pergunta “O que foi produzido na literatura sobre PEAML em crianças e adolescentes brasileiros nos últimos dez anos?”. Buscou-se publicações indexadas na BVS e SciELO com descritor “potenciais evocados auditivos” e termo livre “média latência”, respectivos termos em inglês e espanhol e combinações com operadores booleanos “AND” e “OR”. Foram adotados critérios de inclusão (faixa etária de 6-18 anos, ano de publicação 2004-2014 e formato artigo) e exclusão (trabalhos sem resumos na íntegra ou sem amostra na faixa etária da revisão). Após avaliação dos resumos, os artigos selecionados foram lidos na íntegra e foram coletadas as informações: título; autores; ano; método; amostra; aplicação clínica; posição do paciente; tipo, polaridade, velocidade, intensidade e quantidade do estímulo; janela; filtros; derivações; valores médios com desvio padrão das latências de Na,Pa e amplitude Na-Pa; e análise estatística. Dos 22 resumos encontrados na SciELO e 42 na BVS, 2 e 9 artigos foram incluídos na pesquisa respectivamente. RESULTADOS: foram analisados 11 artigos de 2004-2014 com: método prospectivo contemporâneo (4/11), transversal analítico (4/11), coorte histórica (1/11), caso-controle (1/11), e relato de casos (1/11); amostra com 2-155 sujeitos, mediana de 50 participantes; faixa etária de 7-16 até 15-55 anos com mediana de 8-14 anos; uso do PEAML em sujeitos sem queixas (4/11), transtorno do processamento auditivo (3/11), distúrbios psiquiátricos (2/11), transtorno fonológico (1/11) e problemas de aprendizagem (1/11). Os parâmetros de testagem preferencialmente utilizados foram: sujeito sentado confortavelmente (4/4), click monoaural (9/11) com velocidade de 9,8 a 10/s (9/11), intensidade de 70dBnHL (9/11) e polaridade rarefeita (4/4), num total de 1000 estímulos (8/9); janela de 70ms (6/9), filtros de 20-1500HZ e 20-200Hz utilizados consecutivamente (5/11); colocação dos eletrodos em C3, C4, A1, A2 e Fpz (neutro) (8/11). A média e desvio padrão das latências e amplitudes em crianças e adolescentes normais foi: Na=19,88(±3,4)ms (3), Pa=33,88(±4,3)ms (4), Na-Pa=1,81(±1,4) (8). O ANOVA (5/11) foi o teste estatístico mais utilizado para análise comparativa dos resultados do PEAML. CONCLUSÃO: não há consenso quanto aos critérios realização e normatização do exame em crianças e adolescentes brasileiros. A síntese dos 11 artigos desta revisão pode ser utilizada como balizador dos parâmetros de testagem e interpretação do PEAML nesta população. A metodologia dos estudos com PEAML precisa ser melhor explorada e descrita nas pesquisas.

Palavras-chave:
 eletrofisiologia, audição, testes auditivos