ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P072

Poster (Painel)


P072

INCIDÊNCIA QUANTO AO SEXO X ALTERAÇÃO DA TRIAGEM DE PROCESSAMENTO AUDITIVO(CENTRAL)

Autores:
MENEZES, A.A.V.B.1,1, GRANÇO, F.S.1,1, FONTES, C.C.M.1,1, BENTIM, C.C.G.1,1
1 SORRI - SORRI - BAURU

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O processamento auditivo é um conjunto de habilidades necessárias para analisar e interpretar os padrões sonoros. Os indivíduos com queixas de dificuldades escolares geralmente apresentam pior desempenho em testes de processamento auditivo em função do atraso na maturação das habilidades auditivas. Tais habilidades são fundamentais para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, sendo assim é importante realizar a avaliação do processamento auditivo nestas crianças, porém o teste do processamento auditivo é muito extenso e demanda grande tempo para sua aplicação por isso a importância de se realizar uma triagem do processamento auditivo antes da avaliação completa. Objetivo: verificar a incidência de falha na triagem do processamento auditivo (PA) em escolares com queixa de aprendizagem em relação à porcentagem total e ao sexo. Material e Métodos: estudo retrospectivo realizado de janeiro a julho de 2014 em 163 prontuários de crianças com queixas de aprendizagem na faixa etária de 7 a 9 anos, todos os indivíduos foram submetidos à triagem do processamento auditivo sendo realizadas as seguintes provas: memória sequencial verbal e não verbal, localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento auditivo e compreensão de ordens simples e complexas, além da inspeção visual do meato acústico externo e triagem auditiva, a triagem auditiva e a inspeção visual do meato acústico externo deveriam ser normais para a realização da triagem e foi considerado como “falha” crianças que apresentaram alterados dois ou mais testes da triagem do PA. Resultados: podemos verificar que das 163 crianças 118 (72%) eram do sexo masculino, e 45 (28%) do sexo feminino, do número total das crianças 111 (68%) apresentaram alteração de PA, quando analisamos apenas as do sexo masculino observamos falha na triagem de PA em 79 (67%), já no sexo feminino 32 (71%) apresentaram falha na triagem de PA. Conclusão: Podemos concluir que a maioria das crianças com queixa de aprendizagem são do sexo masculino, porém as do sexo feminino apresentaram uma maior porcentagem de falha na triagem de PA.

Palavras-chave:
 PROCESSAMENTO AUDITIVO, TRIAGEM, SEXO