ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P141

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P141

Desenvolvimento da linguagem em prematuros com perda auditiva na faixa etária de 12 a 30 meses: estudo de revisão integrativa

Autores:
PEDRUZZI, C.M.1, SANTOS, A.S.1
1 UNCISAL - Universidade Estadual de ciências da Saúde de Alagoas

Resumo:
Resumo Simples

Introdução. A audição é uma das funções mais complexas do ser humano, que se inicia por volta da 20ª semana de gestação e se desenvolve ativamente nos primeiros meses de vida. O diagnóstico precoce da perda auditiva pode influenciar de maneira positiva no processo da aquisição de linguagem da criança, desde que o período crítico para o desenvolvimento da fala, seja respeitado. Esse ocorre nos primeiros anos de vida, o diagnóstico eficaz pode, portanto, evitar alterações mais significativas, quando há impedimento para o estímulo auditivo atingir as vias auditivas centrais. O acompanhamento imediato do grupo de crianças prematuras que apresentam atraso no seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional devido a perda auditiva é fundamental. Objetivo. Realizar um levantamento bibliográfico de artigos sobre o desenvolvimento da linguagem em pré-termos com perda auditiva na faixa etária de 12 a 30 meses. Método. Este é um estudo de revisão de literatura, com levantamento bibliográfico nos bancos de dados do portal Capes, Lilacs e Bireme, sendo utilizado os descritores: prematuridade, linguagem e perda auditiva. Resultado. Foram encontrados cinco artigos nas bases de dados consultadas que tratavam sobre a temática proposta da pesquisa. Um dos artigos trata da descrição de duas pesquisas realizadas em Nova Zelândia e Reino Unido, ambas para avaliarem a linguagem de pré-termos por meio da MacArthur-Bates Comumucative Development inventory (CDI-WS), com variáveis diferentes que interferem no desenvolvimento de linguagem das crianças como o grau de escolaridade, vínculo familiar, fator socioeconômico, idade gestacional do nascimento e fatores clínicos. Dois dos artigos apontam a falta de encaminhamento das crianças para a realização da triagem auditiva neonatal ao nascer como um dos motivos do crescente índice de Perda auditiva (PA). Em 40% dos casos de perda de audição em pré-termos são diagnosticados, somente, na faixa etária de 2 a 3 anos de idade, conforme pesquisa realizada no estado do nordeste. Em todos os artigos pesquisados os autores concordam que o desenvolvimento de linguagem em crianças pré-termos, independente de perda auditiva, pode ser equiparado ao desenvolvimento de linguagem de criança a termo desde que haja orientação e acompanhamento adequado à mesma e a família, por meio de intervenção com próteses auditivas, terapias fonoaudiológica, estímulo e exposição com a língua. Conclusão. A correlação entre o desenvolvimento da linguagem e a perda de audição em pré-termos na bibliografia brasileira ainda é insuficiente. Mas, pode-se inferir que as consequências da perda de audição em crianças pré-termos, considerando uma intervenção precoce, profissionais qualificados e estímulo familiar pode ser suficiente para equiparar o seu desenvolvimento ao das crianças nascidas a termo.

Palavras-chave:
 perda de audição, Desenvolvimento Infantil, Linguagem