ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P098

Poster (Painel)


P098

PESQUISA DO REFLEXO ACÚSTICO EM ESCOLARES DE 05 A 09 ANOS MATRICULADOS NA REDE PUBLICA NO MUNICÍPIO DE MATELÂNDIA – PR.

Autores:
TOMIASI, A. A.1, MONTEIRO, S.P.1, VENERA, D.O.1, SILVA, P.R.1, BASTIANI, T.1, SEMIM, J.1
1 FAG - Faculdade Assis Gurgacz

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A audição é um dos sentidos mais importantes para o aprendizado, sendo que a detecção precoce de problemas relacionados à audição permite intervenção à criança com perda auditiva, minimizando os danos causados na fala e linguagem, além de aperfeiçoar seu potencial linguístico tanto receptivo e expressivo na fase de alfabetização. Dentre os exames audiológicos realizados em escolares, destaca-se a Medida de Imitância Acústica, que nos fornece informações sobre o estado da orelha média e o Reflexo Acústico. No entanto, estudos vêm relacionando a ausência do Reflexo Acústico com as desordens de processamento auditivo central. Objetivo: Pesquisar o reflexo acústico em escolares entre cinco a nove anos de idade com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, relacionando estes achados com possíveis queixas de dificuldade na fala ou aprendizagem. Metodologia: Participaram trezentos e quarenta e dois alunos, de ambos os gêneros, com idade entre cinco a nove anos, matriculados no ensino fundamental, oriundos dos primeiros anos da rede municipal de ensino. Os responsáveis tiveram orientação necessária sobre a pesquisa e receberam folder explicativo sobre a audição e as dificuldades de aprendizagem. Após os participantes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido foram submetidos a um questionário com perguntas referentes à audição e aprendizagem de seu(a) filho(a). Os alunos que participaram realizaram os seguintes procedimentos: inspeção visual do meato acústico externo, medidas de imitâncias acústica e audiometria tonal liminar. Resultado: O resultado revelou que dos 342 (100%) indivíduos participantes, 267 (78%) apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e curva timpanométrica do tipo A. Dos 267 (78%) inclusos no estudo, 62 (23%) apresentaram reflexo acústico normal e 205 (77%) alterado. Dos 205 (77%) que apresentaram alteração do reflexo acústico, 62 (30%) possuíam queixa de alteração na fala, 108 (53%) referiram problemas na aprendizagem e 82 (40%) ressaltaram dificuldade para se concentrar em ambientes ruidosos. A ausência do reflexo acústico foi maior na frequência de 4kHz tanto para a via ipsilateral quanto para a via contralateral bilateralmente. Conclusão: O estudo demonstrou alto índice de alteração no reflexo acústico em escolares com queixas de fala, aprendizagem e concentração no ruído. Desta forma, torna-se importante a realização deste procedimento na triagem auditiva escolar, para a contribuição audiológica e posterior intervenção fonoaudiológica.

Palavras-chave:
 Audição, Triagem Auditiva Escolar, Reflexo Acústico