ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P012

Poster (Painel)


P012

O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE PREVENÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM NEONATOS

Autores:
MELO, L.P.F.1, SANTOS, B.S.1, MATOS, A.S.1
1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A audição é essencial para a aquisição da linguagem oral, uma vez que é pela interação com o outro que a criança entende seu universo, organiza pensamentos e adquire conhecimentos. Para assegurar o bom funcionamento auditivo da criança é fundamental a adoção de medidas de promoção da saúde auditiva e prevenção de alterações na audição por parte das mães e, por esse motivo, é importante que as mesmas conheçam os indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA) para que práticas de identificação e de diagnóstico precoce deproblemas auditivos tornem-se efetivas. Neste sentido, visando desenvolver um trabalho de promoção da saúde auditiva infantil,é desenvolvida uma ação permanente voltada para gestantes, puérperas e lactantes que frequentamum hospital da rede pública no estado da Paraíbapropondo orientação às mesmas baseando-se em princípios de promoção de saúde auditiva, prevenção e identificação de alterações da audição.Objetivo:Investigar o conhecimento das mães sobre os temas tratados na ação de promoção desenvolvida visando analisar a necessidade de adoção de novas estratégias de promoção. Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, ocorrido no período de junho a dezembro de 2014, cujo objetivo foi analisar o conhecimento de 121 mães participantes do projeto a partir da aplicação de um questionário que considerou o conhecimento das mesmas acerca dos indicadores de risco e das informações sobre triagem auditiva.Resultados: Das 121 participantes, 54 eram gestantes, 51 parturientes e 16 lactantes. Das 54 gestantes, 31 (57,4%) não conheciam os IRDA pré-natais; 39 (72,2%) os IRDA peri-natais, 16 (29,6%) os IRDA pós-natais e 18 (33,3%) não conheciam o procedimento de triagem auditiva (teste da orelhinha). Das 51 puérperas, 32 (62,7%) não conheciam os IRDA pré-natais, 35 (68,6%) os IRDA peri-natais e 17 (33,3%) os IRDA pós-natais e 18 (35,2%) o procedimento de triagem auditiva (teste da orelhinha). Das 16 lactantes, 8 (50%) não conheciam os IRDA pré-natais, 11 (68,7%) os IRDA peri-natais e 5 (31,2%) os IRDA pós-natais e 5 (31%2) o procedimento de triagem auditiva (teste da orelhinha). Os resultados apresentados mostram que a maioria das participantes não apresentam conhecimentos sobre os IRDA, sendo os pré e peri-natais os menos conhecidos. Em relação ao teste da orelhinha ainda é considerado alto o índice de falta de conhecimento acerca do procedimento entre as participantes, embora o mesmo seja obrigatório nas maternidades públicas nacionais. Tais resultados merecem atenção por parte da equipe de saúde materno-infantil no sentido de refletir sobre a necessidade de promover ações multidisciplinares de orientação e valorização dos indicadores de risco e da triagem auditiva neonatal a fim de assegurar conscientização e, consequentemente, mobilização por parte desta população. Conclusões: O estudo evidenciou que grande parte das mães entrevistadas tem um conhecimento reduzido com relação aos IRDA pré, peri e pós-natais, o que reforça não só a continuidade da ação promovida, como também a adoção de novas estratégias e que as mesmas sejam incorporadas por outros profissionais da equipe de saúde materno-infantil a fim de tornar mais efetivas as medidas preventivas e de identificação de alterações auditivas.

Palavras-chave:
 Audição, Perda Auditiva, Neonatos