ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P147

Poster (Painel)


P147

Crianças com deficiência auditiva usuárias do sistema de transmissão por frequência modulada: consistência de uso e benefício.

Autores:
YOUSSEF, B.C.2, NOVAES, B.2, BARZAGHI, L.2
2 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de são Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O sistema de transmissão por frequência modulada (FM) é um dispositivo desenvolvido para auxiliar estudantes com deficiência auditiva na sala de aula, evitando que percam informações em função do ruído ambiental, reverberação e distância do professor, favorecendo o aprendizado e a inclusão. A partir da publicação da portaria Nº 1.274, DE 25 DE JUNHO DE 2013, este dispositivo está disponível pelo SUS para crianças em idade escolar, usuárias de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) ou implante coclear (IC), com aproveitamento auditivo para perceber a fala. Objetivo: Avaliação da consistência do uso e do benefício do sistema FM concedidos a crianças com deficiência auditiva, usuárias de AASI e IC. Métodos: Trata-se de estudo transversal descritivo. Para participar deste estudo foram selecionados 21 sujeitos em idade escolar, com deficiência de audição, novos usuários do sistema de FM, que receberam o dispositivo eletrônico por meio do SUS. Para avaliação da consistência do uso e benefício do sistema de transmissão por FM, foram aplicados os seguintes procedimentos: (1) questionário “Avaliação do sistema FM” e; (2) medida do número de horas de uso do sistema FM por meio do dispositivo de registro automático do transmissor (datalogging). Os dados foram tratados estatisticamente. Resultados: Da amostra dos 21 sujeitos 13 familiares responderam ao questionário e, para 11, foi feita a leitura do registro do número de horas utilizado. Os resultados do questionário revelam que: (1) houve a percepção de benefício do uso sistema FM em todas as situações avaliadas (p<0,05); (2) que o maior benefício citado pelos pais é na situação escolar; (3) para este grupo não ocorreram dificuldades ou desconforto na utilização do equipamento. A medida do datalogging mostrou que a média de uso variou de 0,23 a 2,3 horas por dia, abaixo da expectativa que deveria corresponder ao período escolar, excluindo os finais de semana. O uso do FM foi maior durante a semana em comparação aos finais de semana, como era esperado (p<0,05). A média de uso do FM por um dos sujeitos da pesquisa dobrou após a visita do fonoaudiólogo à escola para orientar a equipe pedagógica sobre o funcionamento do sistema FM. Conclusão: Pode-se concluir que embora o uso do sistema FM tenha sido bem avaliado pelos pais, principalmente para melhorar a acessibilidade auditiva na escola, o uso do equipamento foi aquém das expectativas. Os dados apontam para a importância da integração entre as equipes de saúde e educação, e para a necessidade de incluir procedimentos de verificação do equipamento, leitura do datalogging e orientação ao pais na rotina do acompanhamento de crianças com deficiência auditiva nos serviços de Saúde Auditiva.

Palavras-chave:
 sistema FM, deficiência auditiva, avaliação