ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: AO039

Oral (Tema Livre)


AO039

Curso online sobre Reabilitação Auditiva em crianças: Avaliação de Reação

Autores:
FERREIRA, K.1, MORETTIN, M.1, SANTOS, M.J.D.1, COMERLATTO, M.P.S.1, COSTA, O.A.1, FERRARI, D.V.1
1 FOB - USP - Faculdade de Odontologia de Bauru

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Cursos de ensino à distância (EaD) têm aumentado rapidamente e podem facilitar a educação profissional continuada. Pode-se avaliar a eficácia da EaD analisando a percepção dos estudantes em relação a qualidade deste treinamento, conhecida como avaliação de reação. Esta informação auxilia na identificação dos aspectos exitosos na formação dos estudantes e aqueles que necessitam de revisão (exemplo: materiais didáticos, desempenho dos tutores, carga horária). Objetivo: Avaliar a reação dos participantes do Curso de Especialização à Distância “Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças - CEDHRAC" promovido com recursos do Programa de Aperfeiçoamento do SUS (PROADI-SUS). Método: Estudo descritivo. Participaram do CEDHRAC 89 profissionais (82 Fonoaudiólogos e 7 Otorrinolaringologistas) que atuavam em serviços públicos na área da saúde auditiva do Brasil. O curso, com duração de 18 meses (35 horas presenciais e 325 horas de ensino à distância), foi desenvolvido em 27 módulos que abordavam desde procedimentos de identificação e diagnóstico da deficiência auditiva até a intervenção fonoaudiológica, com ênfase na abordagem centrada na família. A matriz curricular, centrada na aprendizagem, visou a aproximação ensino-serviço, implicando no uso de metodologias ativas e problematizadoras, que permitira reflexões sobre a prática clínica e os desafios apresentados pela realidade dos serviços, ao mesmo tempo incentivando a conquista das competências necessárias para transformá-las. A "Escala de Reação ao Curso" (Abbad, 1999) foi administrada aos 9 meses e ao final do curso. Este instrumento é composto por 24 itens distribuídos em cinco categorias: programação dos conteúdos (7 itens), apoio ao desenvolvimento dos NTs (3), aplicabilidade e utilidade do treinamento (3), resultados do treinamento (8) e suporte organizacional (3). Os participantes responderam cada item com uma escala de Likert de 5 pontos, variando de "ótimo" (5 pontos) a "ruim" (1 ponto). A análise qualitativa dos comentários obtidos também foi realizada. Resultados: 63 Fonoaudiólogos (taxa de resposta de 70%) completaram as duas avaliações. A mediana da pontuação total foi “4”, indicando que o curso foi avaliado como "muito bom". Para as subescalas "programação", "apoio ao desenvolvimento nos módulos" e "os resultados do treinamento" obteve-se melhora significativa entre a primeira e a segunda aplicação do questionário (teste de Wilcoxon, p <0,005). Embora a mediana para as escalas de “aplicabilidade e utilidade do treinamento” e “suporte organizacional” também tenham sido “4”, alguns participantes deram uma pontuação mais baixa para os itens relacionados a aplicação das habilidades adquiridas, bem como a adequação da infra-estrutura (recursos humanos e equipamentos) no ambiente de trabalho. Os estudantes relataram dificuldades nos processos de trabalho como a falta de abertura de seus pares e gestores para a mudança das práticas. Tambem sugeriram a redução da carga de atividades no CEDHRAC, para alcançar um melhor equilíbrio com suas demandas profissionais diárias. Conclusão: A avaliação de reação aos 9 meses ajudou aos instrutores a realizarem mudanças no curso, levando a uma avaliação mais positiva na conclusão do mesmo. Essa avaliação também forneceu aos desenvolvedores do curso informações sobre alguns obstáculos que impediam a aplicação das competências adquiridas nos serviços de saúde.

Palavras-chave:
 Educação a Distância, Correção de Deficiência Auditiva, Criança, Serviços de Reabilitação