ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P045

Poster (Painel)


P045

Observação do Comportamento auditivo no processo validação da amplificação sonora em crianças abaixo dos três anos de idade

Autores:
FIGUEIREDO, R.S.L.1, NOVAES, B.C.A.C.1, MENDES, B.1, VERSOLATTO-CAVANAUGH, M.C.1
1 PUC-SP - Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Obter resultados sobre o benefício da amplificação para o desenvolvimento de linguagem na população abaixo de três anos de idade, não é tarefa fácil. As avaliações iniciais dependem da verificação das características eletroacústicas da amplificação compatíveis com a prescrição de ganho e saída a partir dos limiares auditivos e da medida da orelha real – RECD. A audibilidade para os sons de fala pode ser inferido a partir do grau e da configuração audiométrica e do valor estimado expresso em porcentagem do ganho amplificado para inteligibilidade de sons de fala, por meio do Índice de Inteligibilidade de Fala (SII – Speech Intelligibility Index). No entanto, é na avaliação funcional do benefício dos AASI com a observação do comportamento auditivo que o processo de validação da amplificação se consolida. Objetivo: Contribuir para o processo de validação, estabelecendo relações entre respostas comportamentais auditivas que demonstrem detecção de estímulos familiares e não familiares em diferentes situações de distância/audibilidade. Métodos: Foram selecionados oito pacientes, com idades entre 11 meses e 28 meses, com diagnóstico de deficiência auditiva sensorioneural de grau moderado a profundo com qualquer configuração audiométrica que participaram do processo de seleção e indicação de AASI antes de completarem dois anos de vida. O comportamento auditivo foi observado por meio do instrumento de avaliação sistemática do comportamento auditivo para sons de fala (Os seis sons de Ling e 4 onomatopeias) antes e depois de atividade de familiarização dos estímulos em 3 diferentes distâncias (0,5; 1 e 2 metros) entre o avaliador e o microfone do AASI. A intensidade dos estímulos foi controlada com decibelímetro. Resultados: Dos oito casos, observou-se que as duas crianças com audibilidade expressa por valores de SII para o sinal de entrada de 65dB piores que 20% não apresentaram repostas para distâncias maiores (1 e 2 metros). Para todos os casos observou-se mudança na qualidade da resposta auditiva após a familiarização dos estímulos, com resultados compatíveis com o esperado para o potencial de audibilidade obtido na verificação. Conclusões: O SII é uma medida objetiva que permite avaliar a adequação da amplificação para diferentes características de perdas auditivas e, determinar a capacidade auditiva. O processo de validação da amplificação em crianças com a avaliação sistemática do comportamento auditivo com a familiarização dos estímulos de teste mostrou que as crianças até três anos de idade precisam conhecer os estímulos para que respostas auditivas sejam observáveis e validas, garantindo assim a fidedignidade dos resultados.

Palavras-chave:
 Auxiliares de audição, Criança, Reabilitação de deficientes auditivos