ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 241-1

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241-1

PROCESSAMENTO AUDITIVO: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL E ELETROFISIOLÓGICA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TDAH PRÉ E PÓS TREINAMENTO AUDITIVO

Autores:
MADRUGA, C.C.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Resumo Simples

A audição é fundamental na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Com isso, a integridade auditiva é extremamente importante no sistema sensorial humano, contribuindo efetivamente para o processo ensino-aprendizagem. O déficit de processamento auditivo é um distúrbio que pode coexistir com outras doenças como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A avaliação do Processamento Auditivo (PA) pode ser realizada por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos, sendo que o P300 pode ser uma ferramenta útil no monitoramento das mudanças ocorridas no sistema nervoso auditivo central após o treinamento auditivo. O objetivo deste estudo foi analisar os resultados dos seguintes testes: dicótico não-verbal (TDNV), teste dicótico de dígitos (TDD), SSI em português, teste padrão de duração (TPD) e GIN, além dos testes eletrofisiológicos (PEATE e P300) de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH pré e pós-treinamento auditivo. O grupo de estudo foi composto por 14 sujeitos com diagnóstico de TDAH realizado pelo DISAPRE/HC/UNICAMP, na faixa etária de oito a 14 anos. Desses, apenas seis realizaram treinamento auditivo e foram reavaliados em seguida. Os dados do grupo de estudo foram comparados com o grupo controle. Os resultados mostraram que as crianças e adolescentes com TDAH apresentaram diferenças estatisticamente significantes nos testes de processamento auditivo e no P300, quando comparados com o grupo controle. Na comparação do desempenho de crianças e adolescentes do grupo de estudo pré e pós-treinamento auditivo foram observadas mudanças estatisticamente significativas nos resultados dos testes TDD, SSI, TPD e GIN. Concluímos que há uma relação entre os sintomas apresentados pelos indivíduos com TDAH e os resultados dos testes de PA e que após a realização do treinamento auditivo houve melhora nas habilidades auditivas avaliadas, sendo as medidas eletrofisiológicas um importante instrumento no monitoramento da terapia.

Palavras-chave:
 Audição, Potenciais evocados auditivos, TDAH, Processamento auditivo