ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P160

Poster (Painel)


P160

Desenvolvimento global em crianças com implante coclear

Autores:
SCARABELLO, E.M.3, MORET, A.L.M.2,1, TANAMATI, L.F.1, ZUPELARI, M.M.2,1, AMANTINI, R.C.B.1, LOPES, N.B.F.2
1 HRAC/USP/CAMPUS BAUR - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, 2 FOB/USP/CAMPUS BAURU - Depto. de Fonoaudiologia Faculdade de Odontologia de Bauru, 3 PG/FOB/USP BAURU - Pós-Graduação Fonoaudiologia Faculdade Odontologia de Bauru

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: No Brasil a intervenção com implante coclear (IC) em crianças é uma realidade, inclusive no Sistema Único de Saúde, possibilitando este eficaz tratamento para crianças muito jovens. Nesta área de investigação científica os estudos são mais voltados à percepção auditiva da fala, e menor número versa sobre o desenvolvimento da linguagem oral em relação aos aspectos do desenvolvimento global nas áreas pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor grosso. Objetivo: Este estudo propôs verificar o desempenho de 30 crianças de 3 a 6 anos incompletos usuárias de IC quanto às habilidades de desenvolvimento global. Metodologia: O instrumento Denver Development Screening Test II – DDST II foi utilizado. O tratamento estatístico constou de análise descritiva e aplicação do Teste de Kruskal-Wallis e Teste de Chi-square, com valores de significância p <0,005. Resultados: Os resultados mostraram uma forte relação entre o desempenho das crianças participantes quanto à idade na cirurgia e ao tempo de uso de IC. Observou-se que os resultados das crianças estudadas encontraram-se dentro do esperado para a faixa etária para as áreas motor fino-adaptativo e motor grosso nas três faixas etárias estudadas. Para a área pessoal-social os resultados das crianças encontraram-se dentro do esperado, exceto na faixa etária de 60 a 72 meses, na qual a média de idade para o desempenho desta população foi equivalente à crianças de 58 meses. Para a área de linguagem oral em todas as faixas etárias os resultados do grupo estudado não corresponderam ao esperado ao seu grupo etário. Os resultados encontrados na utilização do Teste Denver II já eram esperados para esta população. Melhor desempenho ou desempenho considerado dentro da normalidade para as áreas pessoal-social, motor fino-adaptativo e motor-grosso eram esperados, diferentemente para a área da linguagem, na qual as crianças estão sujeitas ao impacto da deficiência auditiva sobre à aquisição da linguagem, mesmo com intervenção. Conclusão: A aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral são um processo complexo que envolve diferentes habilidades, capacidades e conhecimento em diferentes níveis, e a deficiência auditiva pode causar dificuldades em todos esses níveis pela diminuição da capacidade de perceber o sinal acústico, e impacto menor na área pessoal-social, mas não impõe impacto negativo sobre o desenvolvimento global no que se refere às habilidades motoras.

Palavras-chave:
 Implante Coclear, Criança, Desenvolvimento global