ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P164

Poster (Painel)


P164

TELEGRAM: aplicabilidade clínica

Autores:
FIDENCIO, V.L.D.1, MORET, A.L.M.1, MONDELLI, M.F.C.G.1, LOPES, N.B.F.1, SAID, T.1, CRUZ, A.D.1, SANTOS, L.G.1, ALVES, T.K.M.1, JACOB, R.T.S.1
1 FOB USP BAURU - Universidade de São Paulo/ Campus Bauru

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: Tecnologia assistiva é definida como recursos e serviços que auxiliam pessoas com deficiências, tendo como objetivo compensar o déficit sensorial e funcional do indivíduo com alguma limitação, de forma que o permita obter o máximo de independência e de satisfação de vida. O acesso à tecnologia assistiva diminui o impacto que as limitações funcionais impõem à vida de uma pessoa com deficiência. Assim, para definir e indicar qual é a tecnologia assistiva ou ajuda técnica necessária para o individuo com deficiência auditiva, deve-se considerar as necessidades do usuário, conhecer a dinâmica e o estilo de vida no ambiente familiar, escolar e social. Nesse contexto, foi criado o instrumento TELEGRAM especificamente para avaliar as necessidades de comunicação de forma mais abrangente. As siglas do instrumento de avaliação TELEGRAM refletem as áreas que devem ser consideradas no ambiente de comunicação do indivíduo: Telefone, Emprego, Legislação, Entretenimento, Grupo de Comunicação, Recreação, Alarmes, Membros da família. Objetivo: Investigar a aplicabilidade do instrumento TELEGRAM em adultos com deficiência auditiva usuários de AASI. Métodos: O instrumento foi aplicado, por meio de perguntas abertas, por uma fonoaudióloga em 30 indivíduos adultos com deficiência auditiva. O tempo de uso do AASI não foi considerado, mediante o objetivo da pesquisa. Os participantes foram questionados quanto à dificuldade que possuem quando estão fazendo o uso do AASI. Resultados: Foi realizada uma anáise descritiva dos resultados. Segundo o gênero, a amostra foi composta por 75% indivíduos do sexo masculino e 25% do sexo feminino. A média de idade foi de 70 anos. Quanto a utilização do telefone, 33% dos participantes relataram possuir grande dificuldade. Desses, 20% afirmaram que a dificuldade encontra-se tanto no uso do celular, quanto no uso do telefone fixo. Quanto à área de “emprego”, 45% dos afirmaram estar no mercado de trabalho atualmente e a maioria relata não apresentar dificuldades nesse ambiente. Quando questionados quanto à dificuldade de comunicação em locais públicos, 40% relataram não apresentarem dificuldades. 36% dos participantes também afirmam não possuir dificuldades em ouvir a televisão. Em atividades de lazer com grupos de pessoas como reuniões em igrejas ou festas, 32% dos indivíduos relatam possuir grande dificuldade na comunicação. Quanto à categoria Alarmes presente no instrumento, 78% afirmam não utilizarem. O restante relata não apresentar dificuldades nessa categoria. Relataram não possuir dificuldades em se relacionar com os membros da família nas situações em que estão fazendo uso de seus aparelhos auditivos. Conclusão: Dentre as categorias avaliadas, os indivíduos com deficiência auditiva apresentaram maior dificuldade quanto ao uso do telefone e em atividades como igreja, festas, ou seja, em situações de ruído, distância e reverberação. Assim, o TELEGRAM foi efetivo para avaliar quais são as principais situações em que indivíduos com deficiência auditiva apresentam maior dificuldade de comunicação, reforçando a importância da reabilitação auditiva e das tecnologias assistivas para minimizar estas dificuldades.

Palavras-chave:
 questionário, deficiência auditiva, tecnologia assistiva