Mensagem da Presidente

Caros colegas,

É com imenso prazer que trazemos as novidades sobre o 29º Encontro Internacional de Audiologia que acontecerá em Florianópolis, Santa Catarina de 13 a 16 de abril de 2014.

Foram muitas conversas e discussões até que a atual diretoria decidiu pela data e local que abrigará profissionais de várias partes do planeta para debruçar-se frente às questões importantes da Audiologia no Brasil e no mundo.

Há algum tempo não nos deslocamos para o sul, que nos ofereceu apoio e promessa de passarmos dias inesquecíveis de ciência e diversão.

Nesta época do ano temos pouca chuva e temperatura amena, o que irá proporcionar a oportunidade única de aproveitarmos do clima e da hospitalidade dos catarinenses em um ambiente tranquilo para o trabalho e o lazer.

O palco desta grande reunião de fonoaudiólogos será o Costão do Santinho, um resort elegante, agradável, amplo e aconchegante! Teremos vista para o mar entremeio à Mata Atlântica - um parque verde de vegetação vasta e diversificada que inundará nossos pulmões de ar puro e nossos olhos de encantamento pela paisagem inebriante da costa sul do Brasil.

Situado ao pé do Morro das Aranhas oferece localização privilegiada e funciona em condição “all inclusive”, permitindo o desfrute do spa, dos restaurantes internacionais, das áreas  esportivas e recreativas e de toda a infraestrutura do complexo.

A Tribeca, empresa elencada para organizar o evento, nos auxiliará nos pacotes para quem quiser hospedar-se no resort, com preços especiais para os membros da academia e promocionais para os inscritos.

Para aqueles que decidirem explorar os arredores, há muitos hotéis e pousadas a poucos minutos do resort, que também contarão com preços reduzidos para os participantes do Encontro. A charmosa Praia dos Ingleses também oferece excelentes opções de estadia, gastronomia e diversão, próximas ao local do evento.

Iremos aproveitar muito... para estudar também, é claro!!

A atmosfera de acolhimento do resort nos trará condições especiais para vivenciarmos experiências científicas únicas – teremos uma grade de palestrantes nacionais e internacionais rica em conteúdo científico de ponta. Iremos abordar todas as áreas da Audiologia como ciência básica, triagem auditiva neonatal, diagnóstico, ruído, conservação auditiva, otoneurologia,  dispositivos eletrônicos (AASIs, Impante coclear, aparelhos implantáveis, acessórios  assistivos), reabilitação, entre outras.

Como palestrantes internacionais já confirmados, contaremos com a participação dos professores doutores: Professor Sumitrajit Dhar (Professor associado do  Departament of Communication of  Sciences and Disorders, Northwestern University, USA ) que estuda  a fisiologia coclear e o comportamento da orelha interna frente à variadas situações e tendo como base a eletrofisiologia, para aperfeiçoamento dos procedimentos clínicos para diagnóstico.

- Professor John Grose (Professor Associado do Otolaryngology/Head and Neck Surgery, University  of North Carolina School of Medicine, Chapel Hill, NC, USA), que desenvolve estudos de percepção auditiva, especificamente do processamento temporal em condições de desenvolvimento típico e desviante. 

- Professora Susan Scollie (Professora associada do  National Centre for Audiology of the University of Western Ontario in London, Ontario, Canada). Sua área de atuação é com bebês e crianças deficientes auditivas – desenvolve procedimentos clínicos e avalia a aplicação de aspectos importantes da tecnologia na manipulação de dispositivos eletrônicos.

- Professora Dra Thais Morata (Audiologista pesquisadora do NIOSH-  Division of Applied Research and Technology, USA). Sua atuação está relacionada aos efeitos ocupacionais da exposição a solventes e ruído na audição

Neste nosso encontro iremos refletir sobre nossa atuação clínica, aprofundar nossos conhecimentos, estreitar laços, trocar experiências, rever paradigmas e crescer juntos, fazendo uma Audiologia cada vez melhor e mais forte!

Organizem seus grupos e façam uma representação significativa de suas universidades, seus serviços, suas cidades e estados. Aguardaremos vocês de braços abertos!  Faça a diferença e encontre-se conosco em Floripa para ouvir e falar sobre Audiologia!

Profa Dra Edilene Boéchat
Presidente da ABA